Como processamos dados de não usuários

Quais informações a Ancestry® tem a respeito de não usuários da Ancestry?

A Ancestry empodera jornadas de descoberta pessoal para enriquecer vidas. A Ancestry permite que os usuários pesquisem seu próprio passado e encontrem seus ancestrais e colaborem com outros usuários, possibilitando pesquisas compartilhadas e descobertas mais amplas. Os usuários colaboram e constroem árvores genealógicas virtuais por meio da nossa plataforma e oferecem acesso a uma grande variedade de registros históricos nos Serviços da Ancestry (conforme definido nos Termos e Condições da Ancestry). Mais de 40 anos de investimento e pesquisa foram aplicados nos serviços da Ancestry, para criar a maior coleção on-line do mundo de registros de histórico familiar e atender à demanda de mercado para os serviços de pesquisa genealógica que a Ancestry oferece.

Existem duas fontes de informação a respeito de não usuários da Ancestry: (i) conteúdo que os usuários carregaram nas suas árvores genealógicas, como fotos, nomes, datas de nascimento, lugares, eventos significativos, histórias e outros conteúdos (referidos como “Seu Conteúdo” em nossos Termos e Condições) e (ii) registros que a Ancestry obteve de terceiros (p. ex., registros de arquivos ou mantidos por autoridades locais, como registros de nascimento, casamento ou óbito, registros de serviço militar ou dados de censo) que poderão estar relacionados a indivíduos vivos, tanto usuários quanto não usuários da Ancestry. A privacidade é uma das principais prioridades da Ancestry, por isso oferecemos e damos controles para ajudar a assegurar que essas informações sejam protegidas.

 

Árvores genealógicas

A plataforma da Ancestry permite que os usuários criem árvores genealógicas para exibir as conexões familiares de uma maneira fácil de usar. Os usuários da Ancestry também podem publicar Informações pessoais adicionais (conforme definido na nossa Declaração de privacidade), no seu respectivo perfil de usuário, o qual pode ser visto por outros usuários da Ancestry. Este conteúdo fornecido pelo usuário é adicionado pelos usuários enquanto fazem pesquisas genealógicas e capturam e compartilham suas respectivas descobertas.

O conteúdo do usuário é semelhante às publicações geradas por usuários em qualquer plataforma interativa, como quadros de mensagens ou mídias sociais. Como a Ancestry atua na facilitação de pesquisa colaborativa de histórico familiar, construção de árvores genealógicas e conexão de comunidades, a empresa considera que o processamento dos dados de pessoas vivas, adicionados por usuários aos Serviços da empresa, é de interesse legítimo da Ancestry.

A Ancestry permite que seus usuários escolham se desejam disponibilizar suas árvores publicamente, o que ajuda outros usuários da Ancestry a encontrar informações a respeito de seus ancestrais e aprofundar suas pesquisas. A colaboração com outros usuários é um dos principais impulsionadores de valor da Ancestry. A Ancestry também permite que os usuários escolham tornar suas árvores privadas. Os usuários da Ancestry também podem enviar mensagens para outros usuários e comentar sobre algum conteúdo (como registros ou árvores de outros usuários), o que ajuda a facilitar a pesquisa e a colaboração. Outras informações a respeito de pessoas vivas podem ser visíveis (inclusive a não usuários) se incluídas em uma galeria de mídia pública ou se os usuários optarem por publicar as informações fora de sua árvore. Se os usuários compartilharem detalhes da experiência de histórico familiar fora dos Serviços, isso será por sua conta e risco.

No entanto, a Ancestry se esforça para proteger os dados de pessoas vivas por meio de vários controles. Por exemplo, quando um usuário da Ancestry adiciona uma pessoa a alguma árvore, o usuário da Ancestry indica se a pessoa é viva ou falecida. As pessoas vivas são visíveis somente ao proprietário da árvore e às pessoas com quem o proprietário da árvore compartilhar a árvore como “editor” ou a quem o proprietário da árvore autorizar a visualização daquela árvore de pessoas vivas. Todos os outros usuários verão a pessoa viva rotulada como "Particular". Os usuários também podem alterar as configurações da sua respectiva árvore genealógica a qualquer momento para tornar a árvore totalmente privada.

 

Registros

A genealogia pode ser uma busca difícil e demorada, pois os dados necessários para estabelecer conexões e construir histórias familiares são historicamente difíceis de acessar e precisam ser agregados para desbloquear seu respectivo valor. Como resultado, o investimento contínuo de mais de 40 anos da Ancestry ajuda os usuários, arquivos e a sociedade em geral a obter os benefícios das coleções de registros que acumulamos, digitalizamos, indexamos e disponibilizamos por meio dos nossos Serviços. Além disso, a Ancestry fornece serviços de digitalização e indexação de arquivos para apoiar e aprimorar a manutenção, administração e o valor do conhecimento desses arquivos para seus respectivos proprietários/administradores. Com a experiência e o conhecimento da Ancestry, a preservação de registros históricos que frequentemente estão danificados e inacessíveis são disponibilizados ao público em geral.

A grande maioria dos registros em nossos Serviços está relacionada a indivíduos falecidos, o que minimiza as preocupações com a privacidade e a relevância da legislação de proteção de dados. No entanto, alguns registros ainda poderão conter informações relacionadas a pessoas vivas; frequentemente, trata-se de informações que foram tornadas públicas por arquivos, instituições governamentais ou publicadas por outros grupos.

Semelhante aos dados fornecidos pelos usuários da Ancestry por meio das suas respectivas árvores genealógicas, a Ancestry também se baseia em interesses legítimos para processar dados pessoais de registros de arquivos e outras fontes. Esses registros são adquiridos por meio da nossa equipe de aquisição de conteúdo, a qual adquire ou licencia os direitos de coletar, manter, publicar e processar conteúdo de arquivos por meio dos Serviços da Ancestry. Antes de publicarmos as informações, consideramos uma série de fatores, inclusive diretrizes do setor, regras, práticas recomendadas, leis e regulamentos e necessidades do usuário, inclusive a garantia de que estamos equilibrando os interesses, direitos e liberdades dos indivíduos com relação a outros interesses.

Se você encontrar em nosso site informações a seu respeito ou a respeito das pessoas da sua família que causem preocupação ou se desejar fazer uma solicitação de exclusão, clique aqui para conhecer a melhor forma de enviar essa solicitação.

 

Como a Ancestry protege os dados de DNA de não usuários da Ancestry?

A Ancestry não tem DNA de não usuários da Ancestry no nosso banco de dados AncestryDNA®. Você precisa ser um usuário registrado da Ancestry e ter feito um teste AncestryDNA ou enviado por upload os seus Dados de DNA de outro serviço de teste de DNA para que a Ancestry tenha dados de DNA sobre você. Proteger a privacidade dos nossos usuários é muito importante. Uma vez que os resultados dos testes de DNA normalmente pertencem a pessoas vivas, estas são algumas maneiras específicas de proteger os dados genéticos dos usuários:

  • Além disso, a Ancestry providencia a exclusão total dos resultados do teste de DNA, a destruição das amostras de saliva, a exclusão das árvores e toda a conta do usuário por meio das nossas configurações de privacidade a qualquer momento.
  • Não há “busca” por pessoas com resultados de teste de DNA, para que uma pessoa veja os resultados de DNA de outra pessoa; essa pessoa precisa fazer um teste AncestryDNA e:
    • a.    ser uma correspondência de DNA para outro usuário que tenha feito um teste AncestryDNA e essa pessoa expressamente tenha optado por visualizar correspondências de DNA (possíveis parentes em nosso banco de dados AncestryDNA); ou
    • b.    outro usuário que tenha feito o teste AncestryDNA expressamente compartilhar seus respectivos resultados de DNA com essa pessoa (o que também permitirá que qualquer pessoa com quem os resultados de DNA sejam compartilhados vejam possíveis combinações de DNA da pessoa que compartilha os resultados de DNA).
  • Os usuários do AncestryDNA escolhem seus próprios nomes de exibição para o perfil de usuário do AncestryDNA, que pode ser qualquer coisa (desde que não seja ofensivo), até mesmo simples iniciais. Testes gerenciados pelos pais ou pelo responsável legal de menores de idade exibirão a mãe, o pai ou o responsável legal como o “Gerente” do teste, e somente as iniciais do menor serão visíveis pelas correspondências de DNA, juntamente com o nome de exibição escolhido pelos pais. Os nomes de exibição do AncestryDNA podem ser alterados pelo usuário a qualquer momento nas Configurações de DNA.

 

Correspondências de DNA

Para fornecer muitas das informações disponíveis aos usuários do AncestryDNA, como Genetic Communities® e correspondências, a Ancestry compara o DNA dos usuários com os de outros usuários em nosso banco de dados de DNA. A lista resultante de usuários Ancestry com quem alguém compartilha uma conexão de DNA é chamada de “Correspondências de DNA” e é fornecida se o usuário expressamente optar por visualizar (e exibir) suas respectivas Correspondências de DNA. Sujeito às opções de privacidade descritas na nossa Declaração de Privacidade, as correspondências de DNA incluem usuários que fizeram um teste AncestryDNA e usuários que enviaram por upload Dados de DNA. Se o usuário do AncestryDNA optar por não visualizar (e exibir) suas Correspondências de DNA, nenhum outro usuário do AncestryDNA verá esse usuário na lista de Correspondências de DNA. Os usuários podem selecionar sua respectiva preferência de visibilidade de Correspondência de DNA durante a ativação do kit de teste AncestryDNA e, a qualquer momento, alterar a preferência de visibilidade nas suas configurações da conta.

As Correspondências de DNA poderão revelar conexões inesperadas, inclusive relações genéticas que contradizem as relações familiares existentes que podem aparecer em uma árvore genealógica (p. ex., em casos de adoção ou concepção em que a doação de esperma, óvulo ou embrião foi usada). Às vezes, isso revela que a ascendência do usuário é diferente da qual o usuário pode ter imaginado anteriormente sobre sua ascendência. Se os usuários estiverem preocupados com as implicações das Correspondências de DNA, eles poderão optar por não visualizar e não exibir as Correspondências de DNA nas suas configurações da conta.

Como resultado de alguns dos possíveis impactos adversos decorrentes da revelação de relações genéticas desconhecidas, a Ancestry alerta os usuários para que considerem cuidadosamente se devem enviar amostras de saliva para processamento. Os usuários existentes que encontrarem resultados surpreendentes também poderão considerar a alteração das suas configurações de visibilidade ou, até mesmo, a exclusão total dos resultados do teste de DNA.

Levamos muito a sério nossa responsabilidade e o possível impacto de descobertas complexas. A Ancestry trabalha arduamente para ajudar a explicar aos nossos usuários que parte do que poderão descobrir poderá ser inesperado. Temos uma equipe especializada de representantes de atendimento ao cliente treinada para ajudar os usuários a usar e entender os Serviços da Ancestry. Para usuários com dúvidas mais delicadas, oferecemos um pequeno grupo de representantes altamente experientes voltado para ajudar a orientar os usuários em suas próprias descobertas.

Suporte externo e serviços de orientação impactados por este exemplo estão disponíveis em diversos países, inclusive:

Para residentes dos EUA

US National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA)
https://ghr.nlm.nih.gov/primer/dtcgenetictesting/dtcresults

Para residentes do Reino Unido

Human Fertilisation and Embryology Authority (Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia)
https://www.hfea.gov.uk/

Para residentes do Canadá

Health Canada (Departamento de Saúde no Canadá)
https://www.canada.ca/en/health-canada/services/drugs-health-products/biologics-radiopharmaceuticals-genetic-therapies/legislation-guidelines/assisted-human-reproduction.html

Para residentes da Austrália

Victorian Assisted Reproductive Treatment Authority (Autoridade de Tratamento Reprodutivo Assistido Vitoriana)
https://www.varta.org.au/regulation/legislation-and-guideline-overview (ou seu equivalente federal local).

 

Exclusão de Informações pessoais

Para obter informações sobre como solicitar a exclusão de informações que você poderá encontrar em nosso site a seu respeito ou a respeito das pessoas da sua família, clique aqui.